Alexandre Louzada revela como será o carnaval da Viradouro em 2012
O carnaval da agremiação começará com uma amostragem geral do enredo, com base nas famosas frases de Nelson Rodrigues. De cara, logo após o 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira, estará uma ala coreografada, o pierrô suburbano. As baianas também estarão no início do desfile e representarão o mais importante instrumento de trabalho do homenageado, a máquina de escrever.
Para Alexandre Louzada, o desfile será diferente dos já feitos pela escola. Será irreverente, graças, em parte, aos muitos personagens que protagonizaram as crônicas de Nelson: "Nele estarão as gordas fofoqueiras, viúvas tristes, solteiras ressentidas, noivas, meretrizes, amantes e esposas. Algumas vezes, vale salientar, elas serão lembradas em fantasias de duplo sentido como a da dona de casa que, por exemplo, costura pra fora", brinca o carnavalesco.
Já no 2º setor será abordado 'O sobrenatural de Almeida', outra idéia de Nelson, responsável por fatos sem explicação no futebol. A resenha esportiva 'A Cabra Vadia', bem como várias crônicas acerca de sua paixão pelo esporte, será recordada neste momento, que contará ainda com Fla-Flus memoráveis e Maracanã lotado, além do canarinho de nossa seleção, dos cartolas do futebol e, claro, do juiz ladrão. Este último, aliás, ganhará destaque na Viradouro: "A fantasia dos ritmistas simbolizará o xingamento ao juiz. E será de fácil leitura", comenta Alexandre.
Quanto às peças que tanto inebriaram o público nos teatros, Louzada informa que estarão no 3º setor. 'A serpente' - a última escrita por Nelson -, 'Vestido de noiva' - um marco na história da dramaturgia nacional -, 'Viúva, porém honesta' - encenada pela 1ª vez em 57, por Jece Valadão, cunhado do autor -, 'A falecida' - a 1ª tragédia carioca -, entre outras, marcarão as alas.
Por fim, o 4º e último setor será uma síntese do pensamento da Viradouro sobre o homenageado, intitulado como anjo, conforme explica Louzada: "Prestaremos um tributo ao anjo escritor, ao anjo pornográfico, ao anjo jornalista, ao anjo teatrólogo e, claro, ao anjo que abençoará o desfile da escola", diz o carnavalesco, salientando as contribuições de Junior Barata, primordial inclusive na criação do enredo, e de André Rodrigues no que tange aos figurinos.
Cubango mostra suas fantasias para o enredo sobre Barão de Mauá
A Acadêmicos do Cubango apresentou na última segunda-feira, 24 de setembro, os protótipos das fantasias que representarão na Marquês de Sapucaí o enredo “Barão de Mauá... O sonho de um Brasil moderno”, do carnavalesco Jaime Cesário (foto). Vinte e cinco fantasias desfilaram pela passarela montada na quadra da agremiação.
Para o carnavalesco a sofisticação será uma marca da escola no próximo desfile. “Vamos fazer um grande carnaval, com figurinos que contam a história de nosso enredo de forma clara, leve e com muito requinte. Vamos levar também muita garra de nossa comunidade para conquistar o título de campeã. A sofisticação estará presente em todo o desfile e será uma marca registrada”, disse Cezário. Já o presidente da escola, Oliver Vieira (Pelé), informou que a Cubango está preparada para um grande carnaval e o enredo ajudará na conquista do título. “Nossas fantasias estão leves e com muito bom gosto. Estou muito feliz com o resultado dos protótipos e acredito que temos um enredo forte, pronto para brigar pelo campeonato”, aposta Pelé.
Confira as fantasias:
(crédito: Marcello Almo)
Muita emoção na noite que definiu o samba da Viradouro para 2012
Neto do homenageado do enredo, Nelson Vinícius Rodrigues destacou estar verdadeiramente feliz e à disposição da escola: “É uma emoção enorme e desfilar na Viradouro será uma honra”. Nelson ainda revelou que pretende levar toda a família para desfilar na agremiação.
A noite teve ainda a presença da Rainha de Bateria Monique Alfradique, que fez uma performance junto à bateria de Mestre Pablo e à integrantes da Comissão de Frente da vermelha-e-branca. A atriz não escondeu a felicidade: “Estou muito feliz e sei da responsabilidade. Sou de Niterói e a minha escola é a Viradouro, essa é a minha comunidade”, declarou.
Confira abaixo como ficou a letra do samba que vai retratar o enredo “A Vida como ela é, Bonitinha mas Ordinária... Assim falou Nelson Rodrigues”, do carnavalesco Alexandre Louzada. A escola será a 6ª agremiação a desfilar, no sábado de carnaval, pelo Grupo de Acesso.
Autores: Renan Gêmeo, P.C. Portugal, Rodrigo, Diego Nicolau, Fernando Johara, Felipe Filósofo e Diego Moura, Fábio Borges, Claudinho Mattos, Erik Borges, Ênio Almeida, Vitor Adolfo, Daniel Louzada, Dudu Oliveira e Marcello Bertolo
Eu vou viajar pela luz do teu olhar
Amar demais, pecar sem medo
Mentir a verdade, trair o segredo
Tal qual você... em um subúrbio, o pierrô
A eloquência sem pudor
A flor da emoção (oooô)
Quero te ver, ó bela dama pecadora
A inocência tentadora
Reviver...
Amante, "engraçadinha"... me faz enlouquecer
Ordinária, bonitinha... meu prazer
Domingo no maraca... magia
É sobrenatural essa paixão
Salve as três cores tão lindas
Na fantasia do meu coração
Quando a cortina se abrir
No palco da ilusão
Visto a nudez da liberdade
Nas asas da imaginação
Serei o filme mais belo que vai desfilar
A trilha sonora é o nosso cantar
De corpo e alma eu me entrego anjo sedutor
Vou além dos verbos
Pra te conquistar
O teu universo a me guiar
Vou me perder... Amor
E no meu sonho te encontrar
Nelson Rodrigues... Sou Viradouro
Quero ver me censurar
fotos da final (Crédito: Diego Mendes)
Passistas fazem a festa na Porto da Pedra
Fotos do evento:
Unidos do Jacarezinho faz festa para mostrar fantasias de 2012
A abertura contou com o show da Velha-Guarda Musical da escola, seguida pela bateria de Mestre Denílson, que embalou os componentes ao desfilarem com os figurinos que homenageavam a vida e obra do compositor e sambista Nelson Sargento. Temas como futebol, mulheres, boemia, e claro, carnaval, estão retratados nas fantasias.
O carnavalesco Eduardo Gonçalves, criador do enredo e dos figurinos, agradeceu e incentivou a comunidade: “Esse carnaval é para vocês e novamente iremos disputar o título rumo ao Grupo B. Não vamos medir esforços para conquistar essa vitória”.
A festa também foi pra a apresentação e posse do novo vice-presidente da escola, Antônio Henrique, que foi eleito pelos representantes dos segmentos da escola na última terça-feira. Tuninho, como é popularmente conhecido, é também locutor da quadra e integrante do Jacarezinho desde criança.
Após o desfile dos protótipos, a agremiação realizou mais uma apresentação dos sambas concorrentes à hino oficial da escola para 2012. Desta vez, o intérprete da casa, Aílton Santos, cantou as quatro obras que vão para a semifinal no próximo domingo.
A diretoria da escola, por sua vez, optou por não desclassificar nenhuma parceria essa semana. De acordo com o presidente José Roberto, essa decisão foi estratégica: “Avaliamos os sambas na voz do nosso intérprete e observamos a reação da comunidade em cada um deles”, explicou.
A grande final do Jacarezinho será no dia 06 de novembro. No próximo carnaval, a escola será a 14ª agremiação a desfilar no domingo de carnaval, pelo Grupo C, com o enredo “O samba agoniza mas não morre. Nelson Sargento da Mangueira e também do Jacaré!”
Porto da Pedra modifica letra do samba 2012
Compositores:
Vadinho, Fernando Macaco, Tião Califórnia, Cici Maravilha, Bento, Deni e Oscar Bessa
Nova letra:
POEMA À VIDA E AO SEIO JORRANDO AMOR
A SEIVA MATERNA,
MEU PORTO DA PEDRA ALIMENTOU
HERA GERA O CAMINHO DAS ESTRELAS
MÃE LOBA AMAMENTOU O GRANDE IMPÉRIO
MISTÉRIO NO DESERTO DA SOLIDÃO
O MERCADOR VIU A TRANSFORMAÇÃO
DO LEITE EM PRIMEIRA IGUARIA
A FÉ SE ENVOLVEU E FOI SABOREAR
NA HISTÓRIA, A HUMANIDADE VIVE A CULTUAR
A DÁDIVA QUE FEZ O ANIMAL SAGRADO
FERMENTOU FARTURA E SABER
FONTE RICA DE PRAZER
NO CALOR DESSA RECEITA, DEIXA PROVAR
A COMBINAÇÃO PERFEITA AO PALADAR
A ESSÊNCIA É DERIVADA DA MISTURA DOS SABORES
É NO MEL QUE SE ADOÇA A MAGIA DESSAS CORES
SEGUIU O ALIMENTO VENCENDO BATALHAS
ESSE DOCE SABOR PELO MUNDO
COM O TEMPO ROMPENDO MURALHAS
BRILHOU À LUZ DA CIVILIZAÇÃO
PELOS MARES NAVEGOU
EMBALANDO A EVOLUÇÃO
LEVEZA, O EQUILÍBRIO SE TRADUZ EM BELEZA
DO DIA A DIA ME REFAZ
IOGURTE É LEITE, TEM SAÚDE E MUITO MAIS
VEM NO RITMO DO TIGRE DE SÃO GONÇALO
ALIMENTA SEU POVO APAIXONADO
CADA PORÇÃO TRAZ UM CUIDADO ESPECIAL
PARA O DELEITE E A EMOÇÃO NO CARNAVAL
Curicica tem nove sambas na disputa
Nove obras prosseguem na disputa:
SAMBA 01 – Tonho, Berequinho de Jacarepaguá, Aniceto, Fabian Guerreiro e Dinho PQD
SAMBA 03 – Humberto Carlos, Franco, Mauro Realce, Caim e Joelson Gaguinho
SAMBA 04 – Rogerinho, Pitimbú, Nego Dé e Ribeiro
SAMBA 05 – Leley Fumaça, Neguinho, Tide, Fabiano Vasconcelos e Leandro Rangel
SAMBA 06 – Brasil do Quintal, J. Sardinha, Fernando Bom Cabelo, Marquinho PQD, Bernini e Báda
SAMBA 07 – Chiquinho Inspiração, Jaque Curicica, e Eduzinho
SAMBA 10 – Nego Lino
SAMBA 13 - Amâncio, Chiquinho, Narciso, Nilo do Cavaco e Rui Só
SAMBA 16 - Léo Guimarães, Ronaldo Nunes, Andinho, Chico Mattos, Marcio Pikanha, Xandy e Marquinhos